As novas tecnologias de Informação e Comunicação levaram todos os setores mundiais a repensarem em suas metodologias de trabalho, e esse processo não foi diferente com a educação. Por esse motivo, a educação deve estar preparada para mudanças pedagógicas e tecnológicas.
A inclusão digital é o acesso à informação que está nos meios digitais tendo como ponto de chegada à assimilação da informação e sua re-elaboração em novo conhecimento e como conseqüência desejável a melhoria da qualidade de vida das pessoas; as tecnologias de informação e comunicação funcionam como ferramentas que contribuem para o desenvolvimento social e intelectual do ser humano. Essas ferramentas fortalecem as atividades econômicas, a capacidade de organização e comunicação, além de contribuir para elevação do nível educacional e auto-estima dos grupos, melhorando sua qualidade de vida e tornando uma sociedade mais igualitária.
Para que o cidadão tenha seus direitos civis assegurados, o acesso e uso as informações são imprescindíveis, pois somente com acesso a informação, o cidadão poderá exercer de seus direitos e praticar os seus deveres. A aproximação do cidadão com as Tecnologias de Informação e Comunicação está relacionada, no mundo globalizado, com os direitos básicos à informação e à condição do cidadão poder opinar e se expressar. Portanto, a exclusão digital é uma das formas de exclusão social e impossibilidade do indivíduo exercer sua cidadania.
As pessoas que possuem condições democráticas de acesso às novas Tecnologias de Informação e Comunicação e capacidade de interagir com essas tecnologias, tendem a ter cada vez mais, uma maior produção intelectual, armazenando e compartilhando conhecimentos.
Portanto, se torna essencial a inclusão digital no processo educativo para que o indivíduo se desenvolva globalmente. Mas não basta ter acesso a computadores ligados à Internet; é preciso estar preparado para usar estes recursos; uma preparação educacional que permita usufruir de tais recursos de maneira plena, não somente com capacitação em informática.
As novas tecnológicas alteram as formas de ensino-aprendizagem, mas no papel de grande parceira na evolução da sociedade no resgate da cidadania. Um exemplo é a internet que é um ambiente repleto de informações complexas, mas que necessita habilidade para aprender a se informar e aprender a informar.
Os recursos tecnológicos são importantes instrumentos de desenvolvimento pedagógico e podem ser utilizados em todos os níveis de desenvolvimento da relação ensino-aprendizagem, oferecendo ferramentas ao usuário, professor ou aluno, que permita construir objetos virtuais, modelar fenômenos em quase todos os campos do conhecimento, desenvolver a capacidade de concentração, além de possibilitar o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento. Essas ferramentas oferecem ao educador uma nova forma de apresentar os conteúdos a ser ensinado, e ao aluno oferece um instrumento motivador para realização de atividades educacionais.
Esses recursos tecnológicos devem ser inseridos na educação de forma crítica e criativa para tornar o processo ensino-aprendizagem mais dinâmico, rico e contextualizado; contribuindo assim para a renovação, reorientação e melhorias na área educacional.
Os diversos recursos oferecidos pela informática podem ser explorados para facilitar o processo de desenvolvimento da construção do conhecimento, além de serem excelentes ferramentas para aperfeiçoar o desenvolvimento da criatividade e habilidade do educando.
Com a informática, inúmeros software e aplicativos foram desenvolvidos especialmente para a educação na construção do conhecimento, a internet oferece informações que são capazes de transformar a vida e os conceitos de nossa sociedade. No entanto, cabe ao educador prover um direcionamento das experiências do educando, a fim de oferecer experiências que tenham significado e motivem o aluno ao prazer de aprender, pois não há conhecimento sem construção e não construção sem experiências.
Para que haja uma verdadeira inclusão digital, a escola necessita disponibilizar recursos para que os alunos exerçam sua cidadania de forma plena, pois apenas sabendo ler e escrever, não há como construir argumentação, não tem como filtrar, avaliar criticamente as informações eletrônicas.
Oi Ana!
ResponderExcluirObrigada pela visita no Atelier Musical, seja sempre bem vinda lá!
Gostei muito do seu texto e realmente eu vejo essa diferença, hoje os alunos nem usam caderno, anotam tudo no smartphone... é coisa de louco, precisamos mesmo repensar até nossa metodologia de trabalho... o notebook é companheiro nas aulas, vira e mexe eu uso algum jogo musical ou video para ensinar, explicar história da música e etc...
Um beijo e volte sempre no Atelier!
Ana, linkei teu blog no meu! Abração!!
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